quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Artigo: UM CONFRONTE DE IDEOLOGIAS


UM CONFRONTE DE IDEOLOGIAS

VALESCA SCHARDONG VILLES*

      Você já parou para pensar quais foram às principais causas da disputa ideológica na década de 1940 até 1989? A quem se relacionou? E o principal objetivo da mesma? Com certeza essas questões já surgiram na idéia de muitos estudantes da disciplina de história.
     A Guerra Fria teve inicio logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e União Soviética disputaram a hegemonia política, econômica e militar no mundo entre os anos de 1945 até 1989. A URSS buscou implantar o socialismo baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista) entre outros países para que pudessem expandir a igualdade social. Já os Estados Unidos a outra potência mundial defendia a expansão do sistema capitalista, baseado em uma economia de mercado com sistema democrático e propriedade privada... Enfim, os dois países com o principal objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado.
     A definição para a expressão da Guerra Fria é de um conflito que aconteceu no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre EUA e URSS, pois ao meu ponto de vista um conflito armado direto significaria o fim dos países e, provavelmente da vida no planeta Terra até mesmo porque ambos estavam armados com centenas de mísseis nucleares.
     Nesta época de disputa ideológica formaram-se dos principais blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) liderada pelos Estados Unidos, o Pacto de Varsóvia, comandado pela União Soviética.
     O início da década de 80, o marco do final da guerra foi quando o líder soviético assume o poder e começa a acelerar o fim do socialismo, queda do Murro de Berlim e as duas Alemanhas são unificadas. Marcando também muitos prejuízos no plano interno dos países: cerca de milhões de vitimas humanos, grandes cidades destruídas, prédios arrasados deixando muitos desabrigados, empresas industriais desapareceram... E você, qual é a sua opinião sobre esse episódio na história do mundo? Realmente concorda com todos os resultados trazidos pela disputa? Ela realmente foi bem-sucedida?

*Aluna da 2ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)



Nenhum comentário: