sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dicas para melhorar seu desempenho no estudo da história.

- Primeiramente faça uma leitura inicial; este será o primeiro contato com o texto. Como não somos “sabes tudo”, é normal nos depararmos com palavras novas, sublinhe e anote no caderno estas palavras que você desconhece o significado;
- Procure (no dicionário) o significado das palavras novas e anote o conceito no seu caderno.
- Agora que você já fez a leitura prévia e sabe o significado destas palavras, faça uma releitura e sublinhe as informações novas;
- No seu caderno ou numa folha em anexo, faça um “quadro resumo” organizando os dados importantes que você sublinhou. Organize os dados em ordem cronológica (Primeiro os acontecimentos mais antigos, depois os menos antigos).
Exemplo de “quadro resumo” (o mesmo fica a critério da organização pessoal):

Ano / Século:
Acontecimento: Resumo do assunto
Palavras-Chave : Palavras principais
Interligação do assunto: Este assunto está ligado ao assunto...por isto, e isto e aquilo.
Observações:
Com este quadro em mãos, leia devagar, toda vez que precisar tirar dúvidas;

- Tenha um mapa atualizado para localizar os acontecimentos históricos e saber onde aconteceram.
- Revise os conteúdos estudados em aula, para conseguir organizar o pensamento de maneira lógica a fim de poder construir o conhecimento, pois os assuntos estudados são sequenciais e/ou são necessários para organizar uma síntese final e entender melhor, e dar sentido e pontos de referência para futuras decisões pessoais.
- Revise a matéria estudada em aula e esquematize com palavras-chave. É importante entender, interpretar os fatos históricos, não decorar cada processo, mas fixar alguns conceitos centrais ligados ao período de tempo, isso ajuda a organizar o pensamento e fugir de pegadinhas.
- Preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias e traga os assuntos ligados à matéria para serem discutidos em sala de aula. (Quando encontrar algo escrito que tem a ver com a matéria, traga para a sala de aula, enriquecendo assim seu conhecimento e os de seus colegas).
- É de extrema necessidade treinar a leitura em voz alta, bem como a leitura visual.
- Mantenha-se atualizado, leia artigos, reportagens, opiniões, em jornais, revistas, livros, internet, diariamente.
- Faça leitura crítica, e anote os dados para não esquecer, e procure reescrever textos reflexivos ou dissertativos ou narrativos sobre os fatos, assim você irá não apenas ser um banco de dados, mas também estará avaliando e dando sua opinião, e acima de tudo entendendo o assunto.
- Questione o fato estudado: foi interessante o acontecimento? Por quê? Estes fatos se repetem na atualidade? Como? Como este fato alterou a vida atual? Enfim, faça perguntas dos conteúdos estudados.
- Faça todos os deveres, trabalhos e pesquisas de informação ou desenvolvimento de textos e opiniões, entregando-os nas datas marcadas.
- Leia livros usando um marcador de texto para destacar as idéias principais.
- Compartilhe com colegas e a família tudo que você estudar, pois o diálogo ajuda a clarear e organizar suas idéias.
- Anote as dúvidas no seu caderno e leve na próxima aula para esclarecer com o professor.
- Faça as atividades propostas;
- Entregue os trabalhos nas datas combinadas;
- Estudar deve ser um exercício constante, e as dúvidas devem ser tiradas com antecedência, na aula, quando encontrar o professor na Escola, ou através do e-mail; Não deixe para tirar todas as dúvidas, no dia da avaliação ou 5 minutos antes do teste ou prova, pois é necessário entender o conteúdo e não decorá-lo.
- Reserve um tempo especial para estudar para teste ou prova a partir de no mínimo 3 dias antes.
- Organize o seu tempo, pois toda atividade é cansativa, então estude, ajude nas tarefas de casa e se divirta.
- Organize a sua tarde para primeiro fazer as lições de casa e estudar, e depois poder se divertir. Quando o corpo está cansado a concentração será menor, e iremos querer descansar.
- Nunca descanse vendo TV. Para descansar ouça umas músicas que gosta, deite ou sente um tempo com os olhos fechados, relaxe, olhar para “o nada”.
- Nunca estude quando estiver com sono.

Sobre as avaliações:
Os testes, recuperações* de testes e provas, serão comunicados também para os pais ou responsáveis, através de um recado enviado pelo aluno, no mínimo 1 semana antes da avaliação para poderem organizar horários de estudo.
Os trabalhos serão comunicados também para os pais ou responsáveis, através de um recado enviado pelo aluno, no mínimo 2 semanas antes da entrega.
Neste bilhete encontrarão também a lista dos conteúdos a serem estudados ou desenvolvidos.
* Somente serão recuperadas as notas dos testes.

Observação: Outros assuntos, consulte as regras gerais do CERB.

Material
Livro:
Livro paradidático:
Fotocópias deixadas previamente no Xerox do CERB.
Material no Blog (http://historianapontadalingua.blogspot.com/) para ler e imprimir em casa.

Por que estudar história?

Por que estudar história?

Muitas vezes parece tão vago e/ou sem sentido querermos saber o que aconteceu a 3 mil ou a 100 anos atrás, e nos questionamos: para que serve isto? O passado é o que aconteceu a 1 segundo atrás. Este texto é presente na aula de hoje, mas foi escrito no passado. Pensando nisto é que lhe citarei dois exemplos claros sobre o quanto estamos envolvidos na história.
Você sabe o que é uma cidade? É claro que você sabe, pois se não vive aqui na cidade de Giruá, pelo menos vem até ela para estudar, pois você está aqui nesta sala de aula, que pertence a esta escola (CERB), que está situada nesta cidade (Giruá); você sabe quantos anos existe esta cidade? O conceito de cidade atual está ligado ao centro do poder municipal, portanto o status de cidade depende da municipalização de uma vila, para a qual é definido um território; consequentemente as pessoas que vivem neste território terão como ponto de referência o centro municipal (a cidade). Você sabe quantas cidades existem no Estado do Rio Grande do Sul? Quantas cidades existem no Brasil? Quantas cidades existem no planeta Terra? E qual a primeira cidade? Como surgiram as primeiras cidades, ou melhor, por que surgiram?
Como um segundo exemplo, afirmo: A economia da cidade de Giruá depende basicamente da produção agrícola. Você já parou para pensar o que isto influência na sua vida? Vamos mais adiante; quando ocorreu o início da agricultura? O que levou o ser humano a plantar? O que mudou quando o ser humano passou a cultivar a terra?
Esta e outras inúmeras interrogações levam você a se tornar um construtor do próprio conhecimento; Quanto mais você se questionar e refletir sobre acontecimentos da história, maior será o seu entendimento sobre a realidade. A história faz com que o pesquisador (cada um de nós que estuda história) deixe de ver, tudo que existe, como algo trivial (normal, corriqueiro) e nos mostra, por exemplo, que acontecimentos, vidas, impérios, teorias possuem início, desenvolvimento e até mesmo fim; e ainda mais, que cada pessoas vive e faz a história.

Boas vindas

Caro(a) aluno(a), bem vindo(a) ao ano letivo 2009.

Sejamos construtores do conhecimento ao longo deste ano. Que façamos de cada dia vivido não somente mais um dia, mas um dia especial onde aprendemos e ensinamos.
Eu e você somos coadjuvantes da realidade e da história.

Abraço.
Prof. Alexandre.