sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Refletindo sobre a história - I.

Marcaram a história alguns tratados que aconteceram durante o pós-guerra ou período conhecido também como Guerra Fria.
Como medidas de ajuda mútua foram criados pelo bloco capitalista o plano econômico denominado Plano Marshall e como tratado de ajuda mútua militar a OTAN. Já o bloco socialista, nesta mesma ordem, criou o Comecon e o Pacto de Varsóvia.
Durante a história percebe-se claramente a ligação existente entre economia e força militar. Ou alguém ainda pensa que a força militar foi criada com objetivo de proteger o ser humano? Para as grandes potências, a vida não passa de uma marionete, na qual a força coercitiva manipula os "soldadinhos de chumbo" em prol de seus objetivos econômicos.
Nesta semana li uma reportagem sobre o atentado a caminhões de mantimentos da OTAN; creio eu, que o atentado deve ter acontecido por algum motivo. Este motivo até pode ser fundamentalista, mas afinal, quem de nós não tem fundamentalismos?
Geralmente nossas crenças são as melhor! Aliás, ninguém vive sem alicerces, pois fazemos parte do sistema social; a "velha" sociedade que Durkheim disse que é acentada na moral e na coerção.
Portanto, cada um de nós defende interesses, ideologias, e pensa que a sua vida compreende o que há de melhor e correto.
Quem sabe até somos fundamentalistas por falta de conhecimento verdadeiro e conciência crítica.
Respostas não estão prontas nos livros, nem em discursos, mas se lermos mais, e discursarmos mais, quem sabe podemos entender melhor o sistema social que fazemos parte.

Resta-nos questionamentos: Quem está correto? Que atitude é correta?
O capitalismo é correto? O socialismo é correto?
OTAN ou terroristas, em que estão fundamentados seus princípios?

Nenhum comentário: