quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Contextualização das figuras da logomarca.

Olá Pessoal!
Como vocês estão vendo, o espaço já está criado e já possuimos muita informação referenciada...é claro que nem todos (as) irão ler todo o conteúdo indicado, mas espero que pelo menos algum assunto (aquele que estamos estudando em aula) desperte a curiosidade e o interesse.

Será que alguém já se questionou, riu, ou analisou as imagens da logomarca do blog? Não pensem que o professor é doido, por favor!

Gostaria de aproveitar o momento para comentar sobre cada uma das figuras, pois foram escolhidas a dedo e cada uma possui um significado. É claro que não fui eu que tirei as fotos, para isto contei com a facilidade da nosso amigo Google, e é claro, os créditos pertencem a cada pessoa que tirou a referida fotografia.

Começarei a comentar as figuras da esquerda para a direita nas duas linhas.
Linha 1 (de cima)
Figura 1 - Pintura Rupestre pertencente ao patrimonio histórico localizado no Brasil. Esta imagem representa o nosso estudo pré-histórico, assim como nossa curiosidade em querer desvendar mais detalhes desta época.

Figura 2 - Arte africana. Representa o estudo e a contribuição da cultura africana no nosso país.

Figura 3 - Muralha da China. Representa o estudo da Ásia, considerando assim todos os países deste continente.

Figura 4 - Crianças indígenas brasileiras. Representam a contribuição da cultura indígena para a história do Brasil.

Figura 5 - Ruínas da Grécia Antiga. A civilização Grega continua influenciando o pensamento atual, embora suas teorias remontam a um tempo tão distante do nosso.

Figura 6 - Cifrão. Reprensenta o desenvolvimento econômico e a acensão da teoria e modo de vida capitalista no mundo.

Figura 7- Caravela. Descreve a grandiosidade e a coragem dos desbravadores não só marítimos, em querer descobrir, através de expedições, embuidos de espírito aventureiro, espaços que iam além do seu contexto.

Figura 8 - Símbolo do Comunismo. Representa a tentativa de uma ideologia, tornar-se realidade e tentar mostrar novos valores alternativos contra a dominação econômica capitalista.

Figura 9 - Homem indiano. Por pensar que tivessem chegado as Índias, os portugueses tratavam as pessoas destas novas terras, como índios, e assim são conhecidos até hoje.

Figura 10 - Muro de Berlim. Chamado por muitos como "muro da vergonha"; separou após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha em dois países, do Ocidente, capitalista, e do Oriente, comunista, até o ano de 1989. É símbolo de um período tenso da nossa história, conhecido como Guerra Fria, em que havia a richa entre comunistas representados pela União Soviética, e os capitalistas, representados pelos Estados Unidos da América.


Linha 2 (embaixo)
Figura 1 - Igreja. Símbolo da religiosidade presente na vida das pessoas.

Figura 2 - Tanque usado na Segunda Guerra Mundial. Representação de a tensão e o conflito em nível mundial entre potências.

Figura 3 - Chê Guevara. Figura revolucionária que representa a luta pela indepedência de vários países da América Latina. Chê é uma personalidade que muitos seguem como ícone e símbolo de liberdade.

Figura 4 - Soldados durante a Ditadura Militar no Brasil. Este período representou um período um tanto quanto conturbado para nosso País, embora os militares pensavam que através da ordem desenvolveriam e mudariam a ordem momentânea. (usaram da tortura, da repreenssão, da censura, e demonstraram pouco tino administrativo).

Figura 5 - Plataforma Petrolífera. Representa a importância da corrida pelo "ouro negro" e o que representa o poderio energético de grande relevância.

Figura 6 - Construção típica Russa. Representa a diversidade cultural dos povos.

Figura 7 - Soldado Francês. Quer salientar a importância da Revolução Francesa de 1789 e suas ideologias propagadas fora de suas fronteiras.

Figura 8 - Pessoa conectada ao mundo por uma fibra ótica. Enfim chegamos a maior evolução humana até o momento; um dia o homem viveu nas cavernas, sem ter se quer noção do mundo. No entando hoje somos cidadão planetários, conectados ao mundo. Isto representa também o intercambio cultural e a globalização.

Agora as varias imagens possuem mais significado? A contextualização nos ajuda a entender e a ligar os fatos. Claro que muitas imagens poderiam ser acrescentas, mas isso podemos montar junto durante nossos estudos.

Abraço e obrigado pela atenção.
Prof. Alexandre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela escolha das imagens professor. Acredito que cada uma delas tenha importância em cada série, pela parte em que estão estudando. Parabéns ao blog e boa sorte a todos!