sábado, 21 de fevereiro de 2009

Dicas para melhorar seu desempenho no estudo da história.

- Primeiramente faça uma leitura inicial; este será o primeiro contato com o texto. Como não somos “sabes tudo”, é normal nos depararmos com palavras novas, sublinhe e anote no caderno estas palavras que você desconhece o significado;
- Procure (no dicionário) o significado das palavras novas e anote o conceito no seu caderno.
- Agora que você já fez a leitura prévia e sabe o significado destas palavras, faça uma releitura e sublinhe as informações novas;
- No seu caderno ou numa folha em anexo, faça um “quadro resumo” organizando os dados importantes que você sublinhou. Organize os dados em ordem cronológica (Primeiro os acontecimentos mais antigos, depois os menos antigos).
Exemplo de “quadro resumo” (o mesmo fica a critério da organização pessoal):

Ano / Século:
Acontecimento: Resumo do assunto
Palavras-Chave : Palavras principais
Interligação do assunto: Este assunto está ligado ao assunto...por isto, e isto e aquilo.
Observações:
Com este quadro em mãos, leia devagar, toda vez que precisar tirar dúvidas;

- Tenha um mapa atualizado para localizar os acontecimentos históricos e saber onde aconteceram.
- Revise os conteúdos estudados em aula, para conseguir organizar o pensamento de maneira lógica a fim de poder construir o conhecimento, pois os assuntos estudados são sequenciais e/ou são necessários para organizar uma síntese final e entender melhor, e dar sentido e pontos de referência para futuras decisões pessoais.
- Revise a matéria estudada em aula e esquematize com palavras-chave. É importante entender, interpretar os fatos históricos, não decorar cada processo, mas fixar alguns conceitos centrais ligados ao período de tempo, isso ajuda a organizar o pensamento e fugir de pegadinhas.
- Preste atenção na realidade que o cerca, ficando atento às notícias e traga os assuntos ligados à matéria para serem discutidos em sala de aula. (Quando encontrar algo escrito que tem a ver com a matéria, traga para a sala de aula, enriquecendo assim seu conhecimento e os de seus colegas).
- É de extrema necessidade treinar a leitura em voz alta, bem como a leitura visual.
- Mantenha-se atualizado, leia artigos, reportagens, opiniões, em jornais, revistas, livros, internet, diariamente.
- Faça leitura crítica, e anote os dados para não esquecer, e procure reescrever textos reflexivos ou dissertativos ou narrativos sobre os fatos, assim você irá não apenas ser um banco de dados, mas também estará avaliando e dando sua opinião, e acima de tudo entendendo o assunto.
- Questione o fato estudado: foi interessante o acontecimento? Por quê? Estes fatos se repetem na atualidade? Como? Como este fato alterou a vida atual? Enfim, faça perguntas dos conteúdos estudados.
- Faça todos os deveres, trabalhos e pesquisas de informação ou desenvolvimento de textos e opiniões, entregando-os nas datas marcadas.
- Leia livros usando um marcador de texto para destacar as idéias principais.
- Compartilhe com colegas e a família tudo que você estudar, pois o diálogo ajuda a clarear e organizar suas idéias.
- Anote as dúvidas no seu caderno e leve na próxima aula para esclarecer com o professor.
- Faça as atividades propostas;
- Entregue os trabalhos nas datas combinadas;
- Estudar deve ser um exercício constante, e as dúvidas devem ser tiradas com antecedência, na aula, quando encontrar o professor na Escola, ou através do e-mail; Não deixe para tirar todas as dúvidas, no dia da avaliação ou 5 minutos antes do teste ou prova, pois é necessário entender o conteúdo e não decorá-lo.
- Reserve um tempo especial para estudar para teste ou prova a partir de no mínimo 3 dias antes.
- Organize o seu tempo, pois toda atividade é cansativa, então estude, ajude nas tarefas de casa e se divirta.
- Organize a sua tarde para primeiro fazer as lições de casa e estudar, e depois poder se divertir. Quando o corpo está cansado a concentração será menor, e iremos querer descansar.
- Nunca descanse vendo TV. Para descansar ouça umas músicas que gosta, deite ou sente um tempo com os olhos fechados, relaxe, olhar para “o nada”.
- Nunca estude quando estiver com sono.

Sobre as avaliações:
Os testes, recuperações* de testes e provas, serão comunicados também para os pais ou responsáveis, através de um recado enviado pelo aluno, no mínimo 1 semana antes da avaliação para poderem organizar horários de estudo.
Os trabalhos serão comunicados também para os pais ou responsáveis, através de um recado enviado pelo aluno, no mínimo 2 semanas antes da entrega.
Neste bilhete encontrarão também a lista dos conteúdos a serem estudados ou desenvolvidos.
* Somente serão recuperadas as notas dos testes.

Observação: Outros assuntos, consulte as regras gerais do CERB.

Material
Livro:
Livro paradidático:
Fotocópias deixadas previamente no Xerox do CERB.
Material no Blog (http://historianapontadalingua.blogspot.com/) para ler e imprimir em casa.

Nenhum comentário: