sábado, 21 de fevereiro de 2009

Por que estudar história?

Por que estudar história?

Muitas vezes parece tão vago e/ou sem sentido querermos saber o que aconteceu a 3 mil ou a 100 anos atrás, e nos questionamos: para que serve isto? O passado é o que aconteceu a 1 segundo atrás. Este texto é presente na aula de hoje, mas foi escrito no passado. Pensando nisto é que lhe citarei dois exemplos claros sobre o quanto estamos envolvidos na história.
Você sabe o que é uma cidade? É claro que você sabe, pois se não vive aqui na cidade de Giruá, pelo menos vem até ela para estudar, pois você está aqui nesta sala de aula, que pertence a esta escola (CERB), que está situada nesta cidade (Giruá); você sabe quantos anos existe esta cidade? O conceito de cidade atual está ligado ao centro do poder municipal, portanto o status de cidade depende da municipalização de uma vila, para a qual é definido um território; consequentemente as pessoas que vivem neste território terão como ponto de referência o centro municipal (a cidade). Você sabe quantas cidades existem no Estado do Rio Grande do Sul? Quantas cidades existem no Brasil? Quantas cidades existem no planeta Terra? E qual a primeira cidade? Como surgiram as primeiras cidades, ou melhor, por que surgiram?
Como um segundo exemplo, afirmo: A economia da cidade de Giruá depende basicamente da produção agrícola. Você já parou para pensar o que isto influência na sua vida? Vamos mais adiante; quando ocorreu o início da agricultura? O que levou o ser humano a plantar? O que mudou quando o ser humano passou a cultivar a terra?
Esta e outras inúmeras interrogações levam você a se tornar um construtor do próprio conhecimento; Quanto mais você se questionar e refletir sobre acontecimentos da história, maior será o seu entendimento sobre a realidade. A história faz com que o pesquisador (cada um de nós que estuda história) deixe de ver, tudo que existe, como algo trivial (normal, corriqueiro) e nos mostra, por exemplo, que acontecimentos, vidas, impérios, teorias possuem início, desenvolvimento e até mesmo fim; e ainda mais, que cada pessoas vive e faz a história.

2 comentários:

Cê disse...

muitíssimo interessante meu caro, uma leitura fascinante!

Anônimo disse...

ruim,não respondeu nada,só enfeitou,enfeitou e nada,muito ruim!