segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Socialismo

A palavra "socialismo" significava nos inícios do século XIX, projeto de organização de um sistema social baseado na cooperação, mediante a qual se alcançaria a felicidade e o bem-estar de todos, em contraposição à felicidade e ao bem-estar individuais.
Os "socialistas", assim chamados os que nessa época defendiam tal organização social, não chegaram a admitir a existência de antagonismo entre explorados e exploradores, e embora considerassem a existência da exploração dos trabalhadores, não viam essa exploração como elemento intrínseco de um sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção, tanto que não advogavam a supressão dessa propriedade, mas sua regulação e limitação. Defendiam a eliminação da herança, dos privilégios, o estabelecimento de um imposto progressivo sobre os ganhos com a propriedade, além da redistribuição da riqueza.
Portanto, "socialismo", "socialistas" não tinham nada em comum com "comunismo", "comunistas". A palavra "comunismo" já significava nessa época um sistema econômico-social para além da simples organização cooperativa da sociedade. Os "comunistas" admitiam o antagonismo entre o capital e o trabalho, já viam "a emancipação da classe operária" como "obra da própria classe operária", sem a intermediação das "classes cultas", nem como concessão das classes dominantes, já consideravam que uma mudança radical na organização social só poderia ocorrer com a abolição da propriedade privada dos meios de produção. É o que esclarece Friedrich Engels no prefácio à edição inglesa de 1888 do Manifesto Comunista: " ... quando foi escrito, não podíamos chamá-lo de Manifesto Socialista. Por socialistas, em 1847, entendia-se, de um lado, os adeptos dos vários sistemas utópicos: os owenistas na Inglaterra e os fourieristas na França, [...] de outro lado, os vários charlatões sociais (Social quacks) que por meio dos mais diversos truques pretendiam remediar, sem qualquer perigo para o capital e o lucro, todos os males sociais."
Com o desaparecimento do owenismo e fourierismo, a palavra "socialismo" embora continuasse preservando o significado de modelo de sociedade em que se alcançaria a felicidade e o bem-estar para todos, seus defensores acreditavam (e ainda acreditam) na possibilidade "remediar" os males do sistema capitalista através de reformas que seriam/serão institucionalizadas pela via parlamentar. Tal concepção de "socialismo" que se difundiu durante a IIa. Internacional - a Internacional Socialista - que se vê enfraquecida com as vitórias do comunismo iniciadas com a Revolução Bolchevique na Rússia, seguida pela implantação do novo regime em vários países da Europa, Ásia, África e América Latina, ganhará novo impulso a partir da desagregação dos regimes comunistas neste fim de século.
Para os comunistas, sobretudo a partir da Revolução Russa de outubro de 1917, "socialismo" passou a significar uma fase dentro da formação social comunista, iniciada com a tomada do poder político pelos comunistas e pelas classe trabalhadora ( nessa fase de transição seria abolida a propriedade privada dos meios de produção, se instalaria a ditadura do proletariado como novo tipo de Estado, seriam criadas as bases materiais para as etapas seguintes.), enquanto a tendência reformista ligada à IIa. Internacional, passou a ser denominada de "social-democracia".

Indicação para leitura: BERNSTEIN, Edouard. Socialismo Evolucionário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997; BOBBIO, Noberto. Qual Socialismo? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983; BRAVO, Gian Mario. História do Socialismo. Lisboa: Europa-Amercia, 1977, vol. 1; ENGELS, Friedrich. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico. São Paulo: Global, 1985; HARNECKER, Marta, URIBE, Gabriela. Socialismo e Comunismo. São Paulo: Global, 1981; MACKENZIE, Norman. Breve História do Socialismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. SINGER, Paul. O Que é Socialismo Hoje. Petrópolis: Vozes, 1980; SPINDEL, Arnaldo. O Que é Socialismo. São Paulo: Brasiliense, 1980; VASIN, S. [ et al ]. Comunistas e Sociais-Democratas. Lisboa; Avante! 1975.

Texto disponível no site:
http://www.moreira.pro.br/r%20-%20z.htm

http://www.moreira.pro.br/r%20-%20z.htm

Nenhum comentário: