quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Artigo: BONS PLANEJAMENTOS, ÓTIMOS RESULTADOS.


BONS PLANEJAMENTOS, ÓTIMOS RESULTADOS.



   DIELLY CHRISCHON*

     Com o término da Primeira Guerra Mundial, muitos países europeus estavam arrasados, enquanto os Estados Unidos tornavam-se potência mundial, exportando, industrializando e comerciando produtos.
    Nos anos de 1920, surge o estilo americano de vida, que estimulava o consumismo, a indústria e a agricultura, produzindo em larga escala. A economia estava sendo controlada pela Bolsa de Valores, ou seja, tudo girava em torno dela. Isto fez com que, quando ocorreu a queda das ações, afetasse a economia toda dos Estados Unidos, ocasionando muito desemprego, gerando a crise econômica de 1929.
    A população não conseguia comprar nem o que era produzido, então o presidente teve de intervir para recuperar os Estados Unidos, criando o New Deal, um novo acordo onde o governo passa a controlar a economia para poder solucionar o problema. Este acordo trouxe medidas inteligentes para recuperar o país, que não teve um regime totalitário como países europeus, não havendo confrontos entre a população e o governo.
    O New Deal apresentou medidas como investimento em obras públicas, legalização de sindicatos, criou linhas de créditos para agricultores falidos, ou seja, foi uma forma de criar empresas, empregar a população, gerar lucros e estimular a economia, isso tudo fez com que Estados Unidos se recuperassem em mais ou menos quatro anos, enquanto as ditaduras, que ocorriam nos outros países, duraram mais tempo e talvez não tendo o mesmo resultado.
    Entretanto, esta nova política de recuperação da crise econômica foi bem estruturada e realizada com inteligência, o que garantiu sucesso para o país na maioria de seus atos, saindo triunfante da crise, tornando-se sólido até hoje.

*Aluna da 2ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)

Nenhum comentário: