quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Artigo: GUERRA FRIA, UM CONFLITO NECESSÁRIO?


GUERRA FRIA, UM CONFLITO NECESSÁRIO?


DIENNIFER SCHIAVI*
  
       Logo após a Segunda Guerra Mundial ocorreu a Guerra Fria, com o objetivo dos Estados Unidos e a União Soviética disputarem a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Podemos citar que a União Soviética tinha uma economia baseada no Partido Comunista, já os EUA eram capitalistas. Mas por que essa guerra foi apenas no campo ideológico? Não seria melhor se acontecesse logo uma guerra militar?
      São perguntas que nos fazem refletir se esse conflito acabou trazendo mais beneficio ou malefícios aos países envolvidos, portanto devemos ressaltar, de que tudo estaria a favor de quem conseguisse implantar o seu sistema e mostrar que aquilo realmente seria o melhor para todos. Como a idéia do presidente dos EUA, Harry Trumam que lançou o Plano Marshall para os países arrasados da Segunda Guerra Mundial pudessem se reerguer economicamente, e não deixou de ser uma boa idéia, pois assim os EUA seriam uma grande potência econômica.
    Mas neste conflito a URSS tentou revidar ao Plano Marshall, mas, no entanto começaram a acelerar as crises do socialismo, assim surgindo o enfraquecimento, então o que fazer diante disso? Lutar por algo que não tem solução ou aderir ao sistema econômico adversário?
    Pensando no melhor para o mundo inteiro, muitas vezes, percebemos que nem sempre ganhamos e que, inúmeras vezes aprendemos a deixar o orgulho de lado e aderir a novos caminhos. Portanto a União Soviética teve que tomar algumas decisões com o enfraquecimento do socialismo, visando assim, não teve outra saída a não ser implantar o sistema capitalista. E como eles poderiam imaginar que isso iria acontecer?  Pois se fosse assim não deveria ter existido esse conflito, ou foi melhor assim? Uma questão em jogo, baseado em um único conflito com dois lados: socialismo X capitalismo.

 *Aluna da 2ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)

Nenhum comentário: