quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Artigo: IDEOLOGIA FRIA E SOCIALISMO VS CAPITALISMO


IDEOLOGIA FRIA E SOCIALISMO VS CAPITALISMO



JONATHAN SCHIAVI*


     No artigo vou falar um poco do Socialismo, o que foi, quando começou, entre outros aspectos; também do Capitalismo os fatos mais importantes, bem como sobre a Guerra Fria que é uma guerra Ideológica.

    A Guerra Fria foi um conflito entre os Estados Unidos (EUA) defensores do Capitalismo contra a União Soviética (URSS) defensores do sistema Socialista, essa guerra foi chamada de Guerra Fria porque não houve confronto físico. A Guerra Fria foi mais uma guerra verbal, todos ficaram com muito medo, porque a EUA e URSS tinham um forte poder ibérico e armas nucleares, isso aconteceu após a Segunda Guerra Mundial.

     O Socialismo tem como base a socialização dos meios de produção e sendo um sistema político-econômico ou uma linha de pensamentos criada no século XIX, para confrontar com o liberalismo e o próprio capitalismo, onde que os trabalhadores tenham altas cargas de trabalho e recebendo pouco pelo seu trabalho.

     Capitalismo é um sistema sócio-econômico adotado por vários países, onde possuem propriedade privada dos meios de produção, como máquinas, matérias-primas, instalações, etc., a sua produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

     A Guerra Fria foi uma guerra “morta”, onde não houve confronto físico, e o socialismo e capitalista tinham suas idéias que se confrontavam entre elas.


*Aluno da 2ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)

Nenhum comentário: