quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Artigo: IMPÉRIO ROMANO OCIDENTAL E IMPÉRIO ROMANO ORIENTAL



IMPÉRIO ROMANO OCIDENTAL E IMPÉRIO ROMANO ORIENTAL

GEÓRGIA ELISA FILIPIN*

    Estudamos nas aulas de história o Império Romano Ocidental e o Império Bizantino, em cima deles realizamos exercícios, trabalhos e comparações.
    É muito importante destacar no Império Ocidental Romano o feudalismo. O feudalismo aconteceu quando os nobres começaram a julgarem-se donos das terras que administravam para os reis, os camponeses consideravam os nobres como o senhor local, essas são algumas das características do feudalismo, que foi um sistema de organização econômica, social e política.
    Como podemos analisar também, no Império Bizantino, a pessoa que mais poder tinha era o Imperador, ele tinha poderes ilimitados sobre os aspectos da vida social, tinha grandes poderes políticos e era uma grande autoridade religiosa. Com tantas funções ele contava com o auxílio dos burocratas. Essa concepção de poder foi responsável por numerosas conspirações contra o governo.
    Foi de extrema importância estudar esses Impérios, pois, conseguimos analisar como era a sociedade  destes povos antigos e repensar sobre a nossa. Podendo perceber que o nosso sistema é realmente diferente do deles, embora com alguns aspectos em comum, como por exemplo, a importância da agricultura e a influência da religião na nossa sociedade.


* Aluna da 1ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)

Nenhum comentário: