segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Artigo: UM SOFRIMENTO INDEFESO


UM SOFRIMENTO INDEFESO

  SILVANA SPANIOL FIN*

       A segunda guerra mundial foi marcada por vários horrores e massacres, nos quais milhões de pessoas foram vítimas de bombardeamentos atômicos e de campos de concentração. Mesmo assim sobraram alguns testemunhos para contar o que aconteceu.
      Os nazistas escolhiam grupos que consideravam ser inferiores, como judeus, ciganos, comunistas e homossexuais. Levavam-os para os campos de concentração, os que eram considerados fracos eram exterminados e os outros geralmente viravam escravos de indústrias próximas dos campos. Recebiam muitos tipos de tortura, maus-tratos e humilhação. Eram postos em câmaras fechadas, sem roupa e no escuro, essa era chamada de câmara de gás, onde morriam sufocados e após queimados.
      Uns dos maiores ataques aéreos dos norte-americanos aconteceu nos dias 6 e 9 de 1945, sobre o Japão que já era considerado um país derrotado. A primeira bomba atômica foi lançada sobre Hiroxima, mais de sessenta mil pessoas morreram queimadas, a bomba tinha uma potência equivalente a vinte mil toneladas de dinamite. A segunda bomba foi lançada sobre Nagasáqui, matando cerca de quarenta mil pessoas. Algumas pessoas que sobreviveram morreram após alguns anos pelo efeito da radiação que provocava câncer.
      São dois fatos considerados marcantes mundialmente, nos quais morreram pessoas inocentes por motivos políticos e econômicos, sem ao menos terem o direito de se defender. E como a maioria das vezes pelos americanos que inventam novas armas destruidoras.

* Aluna da 3ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)

Nenhum comentário: