domingo, 22 de novembro de 2009

ARTIGO: TRAÇOS PRINCIPAIS DA IGREJA ORTODOXA


TRAÇOS PRINCIPAIS DA IGREJA ORTODOXA

PATRÍCIA FOLETTO *

      A Igreja Ortodoxa crê na trindade, na natureza humana de Jesus Cristo. Ela é governada tendo Jesus Cristo como o supremo primax, que atua através do Espírito Santo através do conceito de “saborost”.

     O Império Bizantino foi o local de origem da Igreja Ortodoxa. A Igreja Ortodoxa resultou de um progressivo distanciamento da Igreja de Roma. Conflitos e interesses políticos e econômicos entre o papado e o estado Bizantino, aliados ao papa, aprofundaram as diferenças a Igreja do Oriente e a Igreja de Roma. Uma das heresias de maior impacto foi o monofisismo, que se baseia na idéia de que Cristo possuía unicamente a natureza divina em composição á teoria católica. Também iconoclastas considerado heresia, indivíduos que criticavam a idolatria ou a adoração de imagens religiosas. Os conflitos converteram-se em freqüentes ameaças ao trono imperial.

     A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma. Até ocorrer o Cisma, (ano 1054) duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo. A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. Mas os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos.

    Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papas e do purgatório, também rejeitam a doutrina católica, segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e recebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original, que é do Adão e Eva.

    Essa doutrina está presente nas mais diversas partes do mundo. Essa é a única a interpretar e ensinar esta revelação verdadeiramente, tendo dentro de tudo, uma história, uns momentos, de maneira especial.

* Aluna da 1ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)

 

Nenhum comentário: