domingo, 8 de novembro de 2009

CERB - 6ª série E.F. - Material de correção e estudo para o Teste 2


Disciplina: História    Prof. Alexandre José Krul
Material de correção e estudo para o Teste 2 – 6ª série do E.F – 3º Trimestre/09



Capítulo 15
Por que a produção do café aumentou no século XIX?(p. 145 e 146 do livro)
O café ganhou maior espaço no mercado internacional (principalmente Europa e Estados Unidos da América), ou seja, a produção aumentou em vista do aumento das exportações. Entusiasmados com as vendas os cafeicultores começaram a plantar mais café, como resultado a produção aumentou descontroladamente.

Por que o café entrou em crise?(p. 146 do livro)
Em 1906, pela primeira vez o comércio do café entrou em crise pelo motivo de que a produção era maior do que o consumo. Houve um crescimento descontrolado das lavouras de café.

Como os fazendeiros resolveram a crise do comércio do café, de 1906? (p. 146 do livro)
Por isto que os fazendeiros reuniram-se na cidade de Taubaté e firmaram um acordo com os governos estaduais e federal, no qual ficava estabelecido que estes deveriam comprar o café que não fosse vendido para o exterior.

Como ocorreu o início da industrialização do Brasil? (p.147 do livro)
O principal investimento nas indústrias vinha dos lucros obtidos com a venda do café. Os Estados e o governo federal financiaram, nem incentivavam o investimento em indústrias por 2 principais motivos: pensavam que o país nunca deixaria a condição de ser essencialmente agrícola, e pelo fato do próprio governo ser formado por representante dos latifundiários produtores de café, que apenas queriam lucrar vendendo café.
Um dos motivos que levou ao maior investimento nas indústrias foi a política denominada de Encilhamento, realizada por Rui Barbosa, quando Floriano Peixoto era o presidente do Brasil. Mas foi somente no período de 1914 a 1918 que houve um maior crescimento devido à queda da produção industrial da Europa que estava envolvida na Primeira Guerra Mundial.

Pergunta necessária para entender a anterior -> O que foi o Encilhamento? (p. 136 do livro)
A política financeira de Rui Barbosa que permitiu com que alguns bancos emitissem dinheiro. A ideia era aumentar a quantidade de dinheiro em circulação para financiar as indústrias e expandir a economia brasileira.

Capítulo 16
Qual a realidade de vida da população nordestina no começo do século XX? (p. 154 do livro)

Nos sertões do Nordeste vivia uma população extremamente pobre, devido à fome e à miséria agravadas pelas secas frequentes. Além do mais esta região carecia de padres, o que aumentava o desespero espiritual da maioria católica.
(lembre-se que a religião católica era a religião oficial do Brasil naquele tempo)

Quem foi Antônio Conselheiro? (p. 154 do livro)
Estava entre um dos poucos que sabiam ler e escrever, pois tinha sido escrivão e advogado no Ceará. Chegou à Bahia, e por motivos pessoais acabou abandonando a profissão e se dedicando a divulgação do Evangelho entre os sertanejos, além de dar conselhos as pessoas que sofriam pela miséria material e espiritual.

O que foi a Revolta de Canudos? (p. 155-156-157 do livro)
Aconteceu porque Conselheiro criticava a Igreja Católica e a República, principalmente o fim do regime do padroado (separação da igreja e do estado), o casamento civil (não era mais necessário casar na Igreja) e o abuso da cobrança de impostos. Então ocorreu o confronto entre as tropas legalistas (da república) e os residentes de Canudos.  Depois de várias incursões as forças da república venceram e exterminaram Canudos.


Capítulo 17
O que foi a Coluna Prestes? (p. 167-168 do livro)
Foi a união de vários soldados e oficiais (principalmente tenentes) que se reuniram e realizaram um marcha de 25 mil km pelo interior do país manifestando-se contra a detenção do poder político nas mãos dos ricos cafeicultores.

O que foi a Semana da Arte Moderna de 1922? (p. 170-171 do livro)
Foi um conjunto de eventos promovidos por escritores e artistas que manifestaram através da arte os descontentamentos com as elites dominantes. Criticaram a arte conservadora de visão estreita (sem muita visão de mundo; fechada em si mesmo).

Capítulo 18

Por que aconteceu o colapso da agricultura em 1929? (p. 174 do livro)
Com a crise da economia norte-americana (as empresas faliram e houve desemprego), as exportações de café brasileiro diminuíram, houve muita oferta para pouca procura e os preços caíram.

O que foi a Revolta de 1930? (p. 175-176 do livro)
Apesar da grande campanha realizada para as eleições de 1930, pelo partido político denominado Aliança Liberal (que tinha como candidato para presidente Getúlio Vargas – gaúcho – e João Pessoa – paraibano), estes não conseguiram vencer o partido dos cafeicultores paulistas. Neste mesmo ano o assassinato de João Pessoa fez com que as pessoas que apoiavam Vargas e também militares (ligados a Coluna Prestes) derrubasse o presidente e entregassem o poder a Vargas.

Capítulo 19

Quem foram os interventores?
Foram os militares que Vargas pôs como governadores dos estados.

O que foi a Revolta Constitucionalista? (p. 184 do livro)
Foi a revolta dos cafeicultores que reclamavam por terem perdido o poder político e exigiam que Vargas fizesse uma nova Constituição (conjunto de leis) para o país.

O que foi o plano Cohen? (p. 190 do livro)
Foi o nome do golpe dado por Vargas para permanecer no poder no final do seu mandato em 1937. Foi inventada uma estória com ajuda de alguns militares de que os comunistas tomariam o poder do Brasil.

Capítulo 20

O que foi o mito “pai dos pobres”? (p. 193 do livro)
Foi o apelido dado a Vargas depois que este criou as leis trabalhistas e ajudou o povo brasileiro.

O que significa a sigla DIP? (p. 193 do livro)

Departamento de Impressa e Propaganda. Foi criado por Vargas para controlar as propagandas do país e fazer propagandas que falassem bem do governo.

Cite o nome de 4 empresas estatais (do governo) criadas por Vargas durante o período do Estado Novo:

Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce, Fábrica Nacional de Motores e a Hidrelétrica do São Francisco.

Nenhum comentário: