domingo, 15 de novembro de 2009

CERB - 6ªsérie - Correção do questionário dos Capítulos 21-23-23-25-26-27


CERB - Disciplina: História – 6ª série do E.F – 3º Trimestre/09   -   Prof. Alexandre José Krul
Material de correção do questionário dos Capítulos 21-23-23-25-26-27 
Livro: TELLES, Vera.  Descobrindo a História. Ática, 2005.

Cap. 21
- Volta da Democracia:
Após a queda de Getúlio Vargas em 1945, realizaram-se eleições para a presidência da República, na qual as pessoas puderam votar, terminando com o período da Ditadura de Vargas.

- Lema de JK (Juscelino Kubitschek):
“Cinquenta anos em cinco.” Prometia realizar durante o seu mandato o que outros presidentes só conseguiriam realizar em meio século (50 anos).

- Construção de Brasília:
JK promoveu o desenvolvimento do interior do país com a construção da nova capital no estado de Goiás, Brasília, inaugurada em 1960.

- Construções de JK:
Durante o mandato de JK, foram investidos intensamente em setores básicos da economia:
  • Setor siderúrgico: Usiminas.
  • Setor de produção e distribuição de energia: Hidrelétricas de Furnas e Três Marias.
  • Promoção da interiorização (desenvolvimento do interior do país): construção de Brasília e de 20 mil km novas estradas.
  • Implantação de indústrias automobilísticas: Mercedes-Benz e Volkswagen.

Cap. 23
- Por que Jango (João Goulart) foi deposto?
Porque ele realizou um comício na estação Central do Brasil (na cidade do Rio de Janeiro) assinando 2 decretos: um deles dizia que todas as refinarias de petróleo particulares passariam a ser propriedades do governo brasileiro, e outro, de que as terras com mais de 100 hectares que estivessem às margens ou até 10km de rodovias, ferrovias ou de açudes federais poderiam ser desapropriadas para se realizar a reforma agrária. Então, depois destes decretos a classe média da cidade de São Paulo saiu às ruas em protesto acusando o presidente Jango de “comunista”. Alguns dias depois ele foi tirado do poder (deposto) por uma Junta Militar.

Cap. 24
- Golpe de 1964:
Foi o golpe em que foi deposto o presidente João Goulart (Jango), acusado de promover o comunismo (fim do Estado), e o poder do governo foi passado para uma Junta Militar composta pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Este foi o marco do fim do período democrático (que havia começado nas eleições de 1945).

- AI – 1 (Ato Institucional Nº 1)
Ao assumir o poder em 1964, a Junta Militar, cassou os direitos políticos e o mandatos de várias pessoas. Prendeu pessoas que eram consideradas inimigas do Estado (acusadas de comunistas) e mandou para o exílio (expulsou do país) outras.

- AI – 2 (Ato Institucional Nº 2)
Estabeleceu eleições indiretas (não seria mais o povo que escolheria seus representantes ao governo) para presidente da República e decretou que haveria somente 2 partidos políticos: a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

- AI – 5 (Ato Institucional Nº 5)
O presidente voltava a ter poderes para extinguir mandatos, suspender direitos políticos e fechar temporariamente o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado). Ou seja, foi o ato que reprimiu ainda mais as manifestações democráticas do povo brasileiro.

Cap. 25
- Milagre Econômico:
Foi o período no qual a economia brasileira alcançou significativos índices de crescimento. As circunstâncias que contribuíram para este “milagre” foram:
  • Reforma fiscal que fez com que aumentasse a arrecadação de impostos.
  • Criação do Banco Nacional de Habitação, com o objetivo de financiar a construção de casas populares.
  • Empréstimos para investimentos em indústrias.
  • Construções de estradas, pontes e hidroelétricas.
  • Facilitação de créditos para que os consumidores pudessem comprar à prazo.
  • Abertura para que empresas estrangeiras se instalassem no país.

Cap. 26
- Diretas-já:
Foi a campanha pública que iniciou a partir de 1983, promovida pelos partidos políticos, pedindo a volta das liberdades democráticas, ou seja, a volta do voto direto (no qual todas as pessoas pudessem escolher seus representantes no governo).

Cap. 27
- Constituição do país:
São as leis que regem a organização geral do país. A constituição que temos atualmente foi criada em 1988. É conhecida também como “Constituição-Cidadã”.

- Governo de Sarney
Embora a grande campanha das Diretas-Já, nas eleições de 1984 foram eleitos, de forma indireta, Tancredo Neves para presidente e José Sarney para vice, ambos representantes da Aliança Democrática (oposição aos militares). Antes de tomar posse Tancredo morreu, então Sarney assumiu a presidência entre 1985 e 1989, com o desafio de resolver o problema da inflação (desvalorização do dinheiro), concentração da grande riqueza nas mãos de poucas pessoas e a pobreza.

- Plano Real:
Foi o plano econômico que teve como objetivo terminar com a inflação e estabilizar o valor da moeda (dinheiro) do país. Em 1994 é que o dinheiro de nome Cruzeiro deixou de existir e fui substituído pelo Real, que é usado até hoje.

- Três características de FHC:
  • Privatização das empresas estatais (vendeu empresas do governo).
  • Abertura da economia para o mercado externo.
  • Reduziu gastos públicos (congelou os salários dos funcionários públicos e reduziu investimentos em programas sociais).

Nenhum comentário: