segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Artigo: INVASÕES BÁRBARES X IMPÉRIO BIZANTINO


INVASÕES BÁRBARES X IMPÉRIO BIZANTINO

ANNA CRISTINA EICHELBERGER*

   As invasões bárbaras consistiam de invasões de estrangeiros rebeldes à civilização grega. Inicialmente os romanos e bárbaros mantiveram contato pacífico. Com o passar do tempo os guerreiros germânicos tiveram mais destaque e eram contratados para a guarda pessoal dos imperadores. A partir da segunda metade do século IV aumentou o deslocamento dos povos para o Império Romano, as migrações tornaram-se mais ameaçadoras e em conseqüência as estruturas políticas e socioeconômicas entraram em colapso.
   O Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais.
   O Império Romano do Ocidente foi incapaz de resistir às migrações dos germanos e hunos, fragmentando-se em reinos independentes, já o Império Bizantino sobreviveu onze séculos recorrendo à guerra e às negociações para impedir os povos invasores que se abateram sobre seus domínios.
   Os povos estrangeiros (germânicos e eslavos) deram uma contribuição decisiva à formação étnica, cultural, lingüística e religiosa. As invasões dos hunos e dos demais povos bárbaros nos territórios romanos provocam pânico e mudanças no cotidiano da sociedade. Os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando camponeses com medo de serem saqueados ou escravizados pelos invasores. O enfraquecimento do poder político favoreceu o processo de ruralização, que juntamente com a fragmentação do poder político contribuíram para a formação dos reinos bárbaros e desenvolvimento das instituições feudais.
   As diversas transformações econômicas e políticas que se seguiram à queda do Império Bizantino levaram os historiadores a convencionarem o ano de 1453 como o marco do fim da Idade Média e do fim do Feudalismo na Europa, fazendo deste Império um grande marco para as descobertas de novas terras, e o desenvolvimento do capitalismo no mundo.
   Podemos observar também que a economia se desenvolveu muito mais com os bizantinos. Constantinopla era um lugar estratégico que favorecia o comércio.

*Aluna da 1ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)


Nenhum comentário: