segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Artigo: A SAGA DO IMPÉRIO ROMANO

       
A SAGA DO IMPÉRIO ROMANO
 
 VITOR DE BEM MOTTA *

O Império Romano surgiu no século VIII a.C, quando Roma foi fundada.O Império passou por três tipos de governo: Monarquia, República e Império.
        A jornada do Império foi sangrento, pois passou por Guerras, como as Púnicas - que ocorreu de 264 a 146 a.C, com vitória romana. Durante a república, o Império estava em um Triunvirato (sob o comando de três líderes), após colapsos no governo, houve o segundo Triunvirato (com três novos líderes).
       No ano de 395, o Imperador Teodósio dividiu seu Império em dois, o Império Romano do Oriente - como capital em Constantinopla - , e o Império Romano do Ocidente - com capital em Milão.
       No Ocidente, o processo de ruralização fragmentou a região em diversos reinos bárbaros; já no Oriente, iniciou-se o Império Bizantino. O Ocidente possuía o feudalismo que resultou da combinação de instituições romanas e tradições germânicas, como o colonato - em que os servos ganhavam um mínimo de proteção e garantiama subsistência dos colonos de forma precária - , e o comitatus - ligava chefes militares aos seus guerreiros por meio de obrigações mútuas de serviços de lealdade. A sociedade feudal dividia-se em Clero, Nobreza e camponeses.
      O Oriente era muito diferente do Ocidente. O Império Bizantino englobava a Grécia, o Egito e outras regiões de cultura helenística. Nas ruas de Constantinopla conviviam ricos e pobres, sem que houvesse diferenciação de locais para moradias dos grupos privilegiados impediu o convívio entre pessoas de diferentes classes sociais . O governo era despótico e teocrático, pois os imperadores autonomeavam-se representantes de Deus na Terra.
      Pelo visto, um só Império que tornou-se dois, diferenciaram-se completamente um do outro, e foram extintos de formas diferentes. O Ocidente disse adeus ao mundo quando foram derrotados pelo Império Carolíngio. E o Oriente faleceu quando foram derrotados pela invasão dos turcos otomanos no ano de 1453, com a Tomada de Constantinopla, encerrando a Idade Média.

* Aluno da 1ª  série do Ensino Médio do Colégio Dom Hermeto (Rede Verzeri) / Três de Maio/RS
(Orientação: Prof. Alexandre José Krul)